COVID 19

Confira os exames disponíveis no Hemolab e o melhor momento para realizar cada um:

 Para detectar fase ativa da doença com coleta realizada na orofaringe:

> RT-PCR: É o teste molecular considerado padrão ouro para diagnosticar a infecção ativa por SARS-Cov-2.

> Pesquisa de antígeno: O teste rápido de antígenos para COVID-19 é um teste imunocromatografico para detecção de antígenos de SARS-CoV-2. Resultado liberado no mesmo dia da coleta.

Tanto no RT-PCR como na pesquisa de antígeno a coleta deve ser realizada nos primeiros 10 dias de sintomas, preferencialmente entre o 3° e 5° dia do início dos sintomas ou após o contato com a pessoa infectada (para assintomáticos preferencialmente em torno do 8° dia após o suposto contágio).

 

Para identificar o desenvolvimento de anticorpos com exame sorológico:

> Pesquisa de Anticorpos anti-COVID-19: Exame capaz de detectar no sangue a presença dos anticorpos para o Coronavirus a partir do 10º dia após os primeiros sintomas (preferencialmente a partir do 14º dia). O resultado pode ficar pronto no mesmo dia, conforme a metodologia.

> Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes: Exame indicado para verificar se houve produção de anticorpos específicos (anti Proteína Spike) que podem ter capacidade de neutralizar o vírus e serve para avaliação da imunidade adquirida após infecção, exposição ao Coronavírus ou após a vacinação. Deve ser realizado a partir do 21º dia após os primeiros sintomas.